Medicamento para prevenir e travar hemorragias disponível em Portugal

A Sobi disponibilizou aos doentes portugueses com hemofilia B uma nova opção terapêutica para o tratamento e prevenção de hemorragias causadas por esta doença rara hereditária: Alprolix(eftrenonacog alfa - rFIXFc).

O Alprolix torna-se, assim, o primeiro e único fator IX de coagulação de vida prolongada com a tecnologia de fusão Fc para o tratamento da hemofilia B aprovado em Portugal.

Este tratamento, indicado para todas as idades, oferece proteção prolongada contra episódios hemorrágicos, permitindo um esquema posológico personalizável (a cada sete ou 10 dias, com a possibilidade de estender o intervalo para mais de 14 dias).

Em Portugal, estima-se que haja 110 pessoas com hemofilia B. Estes doentes sofrem episódios hemorrágicos que podem causar dor, danos irreversíveis às articulações e colocar em risco a sua vida. Além disso, a inflamação e o sangramento recorrente na mesma articulação acabam por se deteriorarem, por ficarem mais frágeis e propensas a novos sangramentos. As complicações mais graves são hemorragias ao nível do sistema nervoso central que podem levar à morte.

22-11-2019