Infarmed anuncia recolha voluntária de lotes de medicamentos Tadalafil Aristo

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), anunciou a recolha voluntária de lotes de medicamentos Tadalafil Aristo, Tadalafil (comprimido revestido por película).

A Circular Informativa n.º 089/CD/550.20.001, datada de 1 de agosto de 2022, informa que “a empresa Aristo Pharma Iberia irá proceder à recolha voluntária dos lotes de medicamentos nas dosagens de 5mg, 10mg e 20mg por ter sido emitido um Relatório de Não Conformidade com as Boas Práticas de Fabrico ao fabricante dos medicamentos, pela autoridade do medicamento belga, dado terem sido detetadas falhas no cumprimento do Sistema das Boas Práticas de Fabrico de Medicamentos.

Neste sentido, o Infarmed determina “a suspensão imediata da comercialização destes lotes”, pelo que “as entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”. Já os doentes “que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo”, conclui a entidade em comunicado.

Aceda aqui à circular informativa.

12-08-2022